Assinatura RSS

DICAS DE SAÚDE

 

PESQUISA: POPULAÇÃO DESCONHECE RISCOS DO DIABETES 

O DESCONHECIMENTO SOBRE O QUE É A DOENÇA, OS SINTOMAS E O TRATAMENTO TEM SIDO UM DOS OBSTÁCULOS PARA CONTER A DOENÇA

 Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

Pesquisa: população desconhece os riscos do diabetes

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo – conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.

Apesar de muitos brasileiros terem um parente ou amigo com a doença, parte deles não sabe como evitá-la. “Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar a pessoa próxima [com a doença]. E ficam incapazes de prevenir nelas mesmas”, alerta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.

O diabetes tipo 2, que atinge mais pessoas, ocorre quando há aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são a sede excessiva, a perda de peso, a fome exagerada, a vontade de urinar muitas vezes, a difícil cicatrização de feridas, a visão embaçada, o cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença.

A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam a evitar o diabetes tipo 2, que não tem cura.

Quando o diabetes não é tratado, aumenta o risco de o paciente ter um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.

FONTE:

AGENCIA BRASIL/ http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–71-0111114&tit=pesquisa+populacao+desconhece+riscos+do+diabetes

 

 

BEM E MELHORAR A DISPOSIÇÃO SETE DICAS PARA SE ALIMENTAR

  O HUMOR, O SONO E ATÉ O APETITE SEXUAL PODEM MELHORAR QUANDO OS NUTRIENTES CERTOS ESTÃO NO PRATO

 

Você já ficou desanimado e sem energia? O desanimo pode ser originado por diversos fatores, dentre eles a deficiência de minerais, alterações hormonais, vitaminas, uso de medicamentos e outros.

 

“Para funcionar bem, o corpo precisa de alimentos de qualidade. O humor, o sono e até o apetite sexual podem melhorar quando os nutrientes certos estão no prato”, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

Se você quer aumentar a sua vitalidade, a médica elaborou algumas dicas e uma listinha de alimentos que podem ajudar, no entanto lembre-se que se o cansaço continuar mesmo alimentando-se bem, o mais indicado é procurar um médico.

1 – Coma o mínimo de gordura possível;

2 – A hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) causa fraqueza, por isso é importante fazer todas as refeições indicadas;

3 – Evite ingerir alimentos de digestão lenta, como o açúcar refinado: ele fornece uma carga rápida de energia, mas a sensação de moleza vem logo a seguir;

Outro ‘inimigo’ da disposição é comer muito de uma só vez. Isso mobiliza o esforço do corpo para a digestão – e não sobra ‘gás’ para mais nada;

4 – Fuja dos alimentos que dificultam o processo digestório, fazendo você se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Corte açúcar em excesso, evite leite e derivados na forma integral, refrigerantes, frituras, bolos com recheio e cobertura e sorvetes cremosos.

5 – Couves, espinafres, cenoura, vagem, rabanete, tomate, morango, abóbora, repolho, laranja, tofu, dentre outros, são alguns dos alimentos energéticos que podem ser consumidos à vontade por quem quer ter disposição e, ao mesmo tempo, manter a forma.

6 – Os pães, as massas e alguns doces, dentre outros, são alimentos que podem sim ser consumidos, porém com moderação. O melhor é você se conscientizar que uma alimentação variada e nutritiva é a chave para uma vida saudável e feliz!

7 – Abóbora é um santo remédio para quem precisa de nutrientes ou precisa de uma ajuda extra no aparelho digestivo. Rica em sais minerais como cálcio e o fósforo, também é uma excelente fonte de vitamina A e C.

 

  O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Uma Alimentação Saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e ofereceTodos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa.Os nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e osminerais, além das fibras-substâncias que nos ajudam a crescer, a nos desenvolver e a nos fortalecer, prevenindo doenças.

Prato Saudável: alimentos de qualidade, coloridos, variados e equilibrados, livres de contaminação por bactérias e produtos químicos.

Um ser humano saudável é aquele que vive em estado de bem-estar físico, mental e social. É uma pessoa que ri, anda, corre, trabalha se diverte e participa da vida familiar e da comunidade.

A alimentação inadequada pode ser a causa ou contribuir para a perda da saúde. A falta ou excesso de alimentos pode levar a várias doenças como a desnutrição, obesidade, anemias, diabetes e hipertensão, entre outras.

Todas as pessoas têm o direito humano a uma alimentação saudável em todas as fases da vida.

IMPORTANTE

Faça, pelo menos, três refeições por dia (café da manhã/almoço/jantar).

Entre estas refeições devem ser feitos pequenos lanches à base de fruta ou suco de fruta, sem adição de açúcar.

Beba bastante água, de preferência fora das refeições. O organismo precisa

estar sempre hidratado.

Lave sempre as mãos e os alimentos antes de consumi-los. A higiene é fundamental na busca por uma melhor qualidade de vida.

Bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas são fundamentais para a vida saudável.

Alimentação Saudável para todos:

Siga os Dez Passos

 DICAS PARA SE ALIMENTAR BEM

 O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

 Uma Alimentação Saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa.

Os nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais, além das fibras-substâncias que nos ajudam a crescer, a nos desenvolver e a nos fortalecer, prevenindo doenças.

Prato Saudável: alimentos de qualidade, coloridos, variados e equilibrados, livres de contaminação por bactérias e produtos químicos.

Um ser humano saudável é aquele que vive em estado de bem-estar físico, mental e social. É uma pessoa que ri, anda, corre, trabalha, se diverte e participa da vida familiar e da comunidade.

A alimentação inadequada pode ser a causa ou contribuir para a perda da saúde. A falta ou excesso de alimentos pode levar a várias doenças como a desnutrição, obesidade, anemias, diabetes e hipertensão, entre outras.

Todas as pessoas têm o direito humano a uma alimentação saudável em todas as fases da vida.

 Alimentação Saudável para todos:

 

SIGA OS DEZ PASSOS

 1. Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação;

2. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa, evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos;

3. Beba pelo menos 02 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

4. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias e evite as bebidas alcoóli­cas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis;

5. Faça pelo menos 03 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

6. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo pães e mas­sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen­tos naturais;

7. Coma diariamente pelo menos 03 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

8. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse pra­to brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;

9. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

10. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga­rina. Fique atento aos rótulos dos alimen­tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

 

SE VOCÊ TEM ENTRE 20 E 60 ANOS, VEJA NO QUADRO ABAIXO O SEU IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL). PARA CALCULAR, DIVIDA O SEU PESO, EM QUILOGRAMAS, PELA SUA ALTURA, EM METROS, ELEVADA AO QUADRADO.

 IMC = P (peso)

A2 (altura x altura)

IMC (kg/m²)

ESTADO NUTRICIONAL

Menor que 18,5

Você está com baixo peso

18,5 a 24,99

O seu peso está adequado

25 a 29,99

Alerta: sobrepeso

Maior que 30

Alerta: obesidade

 CONSULTE UM NUTRICIONISTA

O nutricionista é o profissional de saúde habilitado a orientar a população sobre bons hábitos de Alimentação, e, desta forma, contribui na prevenção e na ocorrência de doenças ligadas à alimentação. É o nutricionista que ajuda você a se alimentar adequadamente, considerando as suas necessidades, os costumes e os hábitos alimentares.

 Fontes:

http://nutricao.saude.gov.br/pas.php?conteudo=habilidades_pessoais

http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/10passosAdultos.pdf

http://www.cfn.org.br/eficiente/repositorio/Comunicacao/Material_institucional/174.pdf

Higiene Pessoal e Saúde Para Crianças

Deves lavar sempre muito bem as mãos antes de ires para a mesa.

Escovar os dentes é outra coisa que temos de fazer muito bem, para que os restos de comida não os estraguem. Dentes estragados podem causar problemas de saúde.

Deves ir ao dentista pelo menos 2 vezes por ano, mesmo que os teus dentes não estejam doentes. Ele vai ensinar-te a tomar bem conta deles.


Deves tomar banho todos os dias.  Temos que tratar muito bem a nossa pele. Mantê-la muito limpa faz com que tenha muita saúde e respire bem.

Tal como a pele, também o cabelo tem que ser lavado regularmente. Ele não gosta nada de estar cheio de pó e despenteado. Não te esqueças de o pentear muito bem todos os dias.

As unhas das mãos e dos pés adoram andar limpas e bem cortadas. Esta tarefa tem que ser feita com a ajuda de um adulto.

Se tiveres cuidado com o teu corpo e o mantiveres sempre limpo, vais ter muita saúde.

 

PROGRAMA MUNICIPAL DE ATENÇÃO

À SAÚDE DA CRIANÇA

CAMPANHA CONTRA O PIOLHO TIRE ISSO DA CABEÇA

PIOLHO, O QUE É?

 – Piolho é um bichinho que entra nos cabelos e provoca muita

coceira na cabeça, chegando até a causar pequenas feridas.

– O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo,

principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.

COMO SE PEGA?    

– Os piolhos passam através do contato direto com outras pessoas que estão contaminadas e também através de uso de pentes, escovas, bonés, almofadas, travesseiros e lençóis onde os bichinhos estejam presentes.

COMO VERIFICAR A PRESENÇA DO PIOLHO?  

– Para verificar a presença do piolho e lêndeas passar um pente fino ou peça para alguém olhar a sua cabeça mais de uma vez.

CONSEQÜÊNCIAS
– A intensa coceira no couro cabeludo pode
ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.

O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR OS PIOLHOS? 

Para evitar a presença destes bichinhos você deve:

  • Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos  pelo menos 03 vezes por semana;

  • Lavar roupas de banho e de cama das pessoas com piolhos com água quente e passar com ferro quente;

  • Evitar o contato com pentes, escovas e roupa de cama de pessoas com piolhos;

  • Manter os cabelos presos em locais onde encontram muitas pessoas juntas;

  • Mantenha o cabelo sempre limpo e, se necessário, curto;

  • Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas Passar assiduamente o pente fino;

COMO POSSO FICAR CURADO?

– Para eliminar o piolho existem vários xampus, que devem ser usados somente com orientação medica, pois podem causar alergia.

– Também pode ser usado um preparo caseiro:

diluir 02 colheres de (sopa) de vinagre em 01 litro de água morna.

Aplicar nos cabelos úmidos e enrolá-los com uma toalha e deixar por 04 horas;

NÃO DISCRIMINE O COLEGA QUE PEGOU PIOLHO, AVISE A PROFESSORA QUE IRÁ AJUDÁ-LO!

 LEMBRE – SE:

 – Quando uma criança pega piolho é importante que todos os membros da sua família e seus coleguinhas mais próximos também façam o tratamento. Senão depois de poucos dias a criança estará novamente com o piolho.

– PARA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: CASO TENHA CABELOS COMPRIDOS, VÁ Á AULA COM ELES PRESOS.

 Em caso de dúvidas procure um Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

  

DENGUE!!!

Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.

É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Dengue clássica:
Febre alta com duração de 2 a 7 dias
Dor de cabeça
Dor no corpo e nas juntas
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.

Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:
Dores na barriga fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Sede excessiva e boca seca

O NOSSO MUNDO É MUITO COMPLICADO E AS VEZES

RECORREMOS A FORMAS NÃO MUITO BOAS PARA TENTAR

EXTRAVAZAR NOSSOS SENTIMENTOS E COM ISSO EXAGERAMOS

E O QUE É PARA SER BOM, ACABA NS DEIXANDO DEPENDENDES….

POR ISSO AI VAI UMAS DICAS SOBRE O USO DO ALCOOL.. PENSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s